quinta-feira, 31 de março de 2011

Caracteristicas dos seres vivos

BIOLOGIA

Ramo do conhecimento humano que se dedica a estudar como surgiu a vida em nosso planeta, a origem das espécies, sua reprodução e a forma como estes organismos interagem uns com os outros e com o ambiente.

 
VIDA
organizada em cinco reinos : Monera (bactérias); Protoctista (protozoa); Fungi (fungos), Methaphita (Plantae ou vegetais) e Methazoa (Animalia ou animais).


CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

Os seres vivos
Para entendermos a vida como ela se apresenta na Terra, necessitamos delimitar e definir o que seja VIDA. Assim, uma entidade para ser considerada VIVA deve apresentar  algumas características essenciais como:

1) Composição química complexa, com predomínio de: C, H, O, N, P, S, (As).
Todo o ser vivo é constituído de carbno, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e arsênico (um grupo de bactérias recentemente descoberto).
Esses elementos estão presentes em todos os organismos vivos em nosso planeta; da combinação desses elementos surgem todos as outras substâncias como por exemplo, o DNA e o RNA, alem dos aminoácidos, os lipídios, e os açúcares.

2) Formado por uma ou mais células.
Todos os organismos vivos são formados por uma (unicelulares) ou mais células (multicelulares). E a célula é a unidade fundamental tanto da sua morfologia quanto de sua fisiologia.

3) Apresentar reprodução (sexuada ou assexuada):
Todo os seres vivos apresentam reprodução seja por divisão binária simples (cissiparidade) (reprodução sexual) ou reprodução sexuada mediada por gametas (óvulo ou espermatozóide).

4) Apresentar metabolismo (consumo de oxigênio):
Todos os organismos vivos apresentam metabolismo, ou seja: consomem oxigênio e nutrientes para produzir energia e para fazer cópia de seu DNA 

  5)Apresentar crescimento em função do metabolismo:
 Todos os organismos apresentam crescimento em função de seu metabolismo e da divisão celular.

 6)Evoluem:
 Todos os organismos vivos apresentam a acapacidade de adaptar-se ao meio ambiente onde vivem. Fazem cópias de si mesmos (reprodução assexuada e sexuada). Ao copiar seu DNA podem surgir variações (erros de cópia) = MUTAÇÕES que são passadas para os filhos ao longo de gerações.
7)Reagem a estímulos:
 Todos os seres vivos são capazes de reagir a estímulos oriundos do meio exterior ou de suas próprias células. 

8) Possuem movimentos
 Todos os seres vivos apresentam movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário